segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Data Folha mostra que eleitores rejeitam candidatos apoiados por igrejas

Muitos disseram que acreditam que a IURD está a favor de Russomanno e a Igreja Católica está a favor de José Serra.
por Leiliane Roberta Lopes
Data Folha mostra que eleitores rejeitam candidatos apoiados por igrejasO Data Folha realizou nova pesquisa com eleitores paulistanos para saber se eles apoiariam ou não candidatos indicados pela Igreja Universal do Reino de Deus e pela Igreja Católica.
O resultado foi publicado neste domingo (30) no jornal Folha de São Paulo mostrando que a grande maioria rejeita essas parcerias entre igrejas e partidos políticos.
O estudo foi feito nos dias 26 e 27 de setembro consultando 1.799 eleitores, destes 70% disseram que não votariam em candidatos indicados pela Igreja Universal e 57% não votariam em candidatos da Igreja Católica.
Outra pergunta feita durante a análise se refere a associação das duas igrejas com os três principais candidatos e o resultado foi que 37% acreditam que a Universal é a favor de Celso Russomanno (PRB), 30% acham que a IURD é neutra em relação ao candidato José Serra (PSDB), 32% acreditam que a Universal também é neutra em relação a Fernando Haddad (PT).
Sobre a influência católica, 14% acham que a instituição está contra Russomanno, 17% acham que a Igreja Católica é a favor de Serra e 11% acham que ela é a favor de Haddad.
O jornal Folha de São Paulo falou sobre a polêmica envolvendo o candidato do PRB com a Arquidiocese da capital e as ligações que a mídia tem feito entre Russomanno e a Igreja Universal, já que o coordenador da campanha política é bispo licenciado da IURD.
Russomanno já negou qualquer ligação com a denominação e Edir Macedo também afirmou durante um culto que não conhece o candidato e que os boatos sobre o caso é feito pela mídia porque ele, como bispo da Universal, é odiado por muitos.
A pesquisa tem a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário